Educação Ambiental

Feira do Conhecimento

Conduzimos um trabalho extenso de Educação Ambiental usando os insetos como modelo. Através de um contato mais íntimo com os insetos e a universidade, alunos do 7º ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no município de Viçosa/MG, participaram ativamente durante todo o processo.
Prática de campo na Mata da Biologia, Viçosa MG

 

Embora seja o grupo de animais mais diverso no planeta, o conhecimento popular sobre insetos é limitado e cheio de mitos e desencontros. Desde a infância, as pessoas pouco aprendem sobre os insetos e seu conhecimento sobre eles poucas vezes é compatível com a importância desses organismos em suas vidas.

Atividades desenvolvidas:

  • Apresentação

O projeto teve início à partir de visitas realizadas à Escola Municipal Nossa Sr.ª de Fátima, situada no bairro São José (Laranjal), feitas no intuito de apresentar uma proposta de trabalho à professora de Ciências, educação ambiental relacionada aos insetos. Ela, por su vez, ficou muito entusiasmada com a possibilidade. Entendeu que seria de grande importância na formação de seus alunos esta aproximação.

  • Pesquisa sobre o conhecimento prévio dos alunos

Na primeira etapa, ao perceber que os alunos ainda não haviam estudado o assunto "Insetos", sugerimos, a realização entrevistas com pessoas próximas, do convívio dos alunos para que houvesse percepção do censo comum a respeito do tema, e futuramente, pudesse ser realizada uma aula de discussões referenciada nas respostas obtidas.

  • Aulas interativas sobre insetos com utilização de insetos vivos
  • Visita aos Laboratórios de Bioinformática e Evolução e Ortopterologia

Este foi um momento de apresentação do mundo científico. Eles conheceram o laboratório onde são feitos os estudos moleculares e análises dos dados referentes aos organismos estudados. 

  • Visita ao Insetário

Os alunos foram conduzidos ao insetário e conheceram a coleção entomológia. Além de ficarem encantados com a diversidade e quantidade de insetos entenderam um pouco sobre o estudo da taxonomia deste grupo. 

  •  Construção de um jogo didático sobre a Classe Insecta
  •  Coletas de insetos e caminhada ecológica na Mata da Biologia e no Recanto das Cigarras

​Após conhecerem o espaço físico da Universidade Federal de Viçosa os alunos foram levados à Mata da Biologia, um local por muitas vezes utilizado para prática de educação ambiental com alunos da universidade, mas que algumas escolas localizadas na periferia de Viçosa não conseguem levar seus alunos. Durante a visita eles ficaram bem à vontade e participaram bastante. Demonstraram-se empolgados com a prática diferenciada.

  •  Apresentação no SIA da UFV e na Feira do Conhecimento (Praça Silviano Brandão, Viçosa/MG), promovida pelo Museu de Ciências da    Terra Alexis Dorofeef

Já finalizando as atividades, houve apresentação do jogo e conhecimentos adquiridos pelos próprios alunos no evento denominado Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) -  Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino - e na Feira do Conhecimento - Praça Silviano Brandão, Viçosa/MG. Foram espaços muito enriquecedores. 


Galeria de Imagens