Rede de Pesquisa
O projeto "Biota de Orthoptera do Brasil" é uma iniciativa que reúne pesquisadores de cinco instituições de pesquisa (UFV, UNESP, UFPel, UFRB, PUCRS), em torno do estudo da diversidade de grilos, gafanhotos e esperanças. Desta forma foi criada a Rede de Pesquisa em Orthoptera do Brasil, a qual compreende praticamente todos os estudiosos de Orthoptera brasileiros. Este grupo vem se reunindo bianualmente desde o ano de 2006, por ocasião do I Simpósio de Orthoptera realizado durante o XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. Com a formação da Rede de Pesquisa, houve a unificação e integração de esforços científicos, antes isolados, para tentar minimizar a grande carência de estudos e de pesquisadores desse grupo de organismos no território brasileiro.
O Biota de Orthoptera do Brasil busca fomentar e ampliar o conhecimento da biodiversidade de Orthoptera do Brasil, abrangendo todos os seus diferentes biomas. A Rede de Pesquisa visa fornecer ferramentas para a conservação biológica e, além disso, associar a pesquisa à formação de recursos humanos e a ações de educação ambiental e de divulgação do conhecimento científico. A proposta de associar pesquisa com extensão e educação ambiental ressalta o viés socio-ambiental, de caráter permanente, em que as pessoas se sintam sujeitos na inter-relação com o meio biótico, resignificando conceitos e sentidos antes não compreendidos referentes ao ambiente ao seu redor, dimuindo a distância entre eles. As ações de extensão e de educação ambiental intentam inserir o contato e conhecimento da biodiversidade e de sua relação com o meio no universo cognitivo e emotivo do público em geral, favorecendo a empatia, respeito e preservação. Visamos superar a visão abstrata ou inatingível do conhecimento científico, e transformá-la em conhecimento cotidiano e pessoal.
Em termos científicos visamos a ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade de Orthoptera no Brasil, realizando coletas em locais e biomas sub-amostrados ou não estudados quanto à sua ortopterofauna. Além disto, nossa proposta abrange o estudo da diversidade genética intra- e interpopulacional, através do uso de ferramentas moleculares, morfológicas e ultramorfológicas, além do estudo de padrões e processos determinantes da biodiversidade de Orthoptera, envolvendo o mapeamento da diversidade local (alfa), regional (gama) e entre hábitats (beta), em relação aos biomas brasileiros e suas áreas de endemismo.
Os diversos projetos de pesquisa e extensão abordados pelos pesquisadores desta Rede estão sintetizados em três grandes Programas de Pesquisa:
(1) Sistemática e Biogeografia de Orthoptera,
(2) Ecologia de Orthoptera,
(3) Molecular (BarCodes) em Orthoptera.